Quais Os Instrumentos necessário para abrir uma loja de instrumentos musicais?
Com a criatividade dos artistas do mundo todo, os instrumentos
musicais evoluíram e novos instrumentos foram criados, de tal
forma que na atualidade existe milhares de formas
diferentes de instrumentos. Os instrumentos musicais podem ser classificados em três tipos: Instrumentos de Corda.
Exemplos: violão, guitarra, piano Instrumentos de Sopro . Exemplos: clarinete, flauta, tuba, trombone Instrumentos de
Percussão. Exemplos: bateria, atabaque, pandeiro Instrumentos Eletrônicos. Exemplo: teclado, sintetizador Com a
evolução dos instrumentos musicais, veio também a criação de equipamentos para a obtenção de múltiplos efeitos
sonoros, tais como os captadores, afinadores eletrônicos embutidos, pedais, metrônomos, etc.
Mercadoria Os principais produtos oferecidos por
uma Loja de Instrumentos musicais são: Instrumentos musicais: - Cordas: * Cavaquinho; * Contrabaixo; * Guitarras;
* Harpas; * Viola; * Violão; * Violinos; * Pianos. - Eletrônico: * Teclados - Percussão: * Agogô; * Atabaque; *
Bacurinha; * Bongô; * Caixa de guerra; * Caixa de tarol; * Carrilhão; * Castanholas; * Cuíca; * Ganzá; * Pandeiro
meia-lua; * Pandeiros; * Pratos; * Reco-reco; * Repinique; * Repique; * Surdo; * Tamborins; * Timbal; * Triângulos; *
Xequebum. - Sopro: * Clarinete; * Clarins; * Cornetão horizontal; * Cornetas curtas e longas; * Flauta doce; * Flauta
soprano; * Flauta transversal; * Gaita; * Oboé; * Saxofone; * Surdina; * Trombone; * Trompa; * Trompete; * Tuba. -
Assessórios e equipamentos: * Banquetas diversas; * Bocal; * Cabos conectores; * Case; * Correias; *
Encordoamentos diversos; * Kit de limpeza para instrumentos específicos; * Palhetas diversas; * Tarrachas.
Equipamentos para Estruturar uma loja de instrumentos musicais
Equipamentos Para estruturar uma Loja de Instrumentos Musicais serão
necessários os seguintes
equipamentos: - Balcão-expositor para peças pequenas como, por
exemplo, palhetas e tarraxas; - Cadeira; -
Computador; - Conexão banda larga; - Estantes para colocar
equipamentos e acessórios; - Expositores; - Impressora
de cupons fiscais; - Suportes para instrumentos diversos; -
Telefone/Fax. Tecnologia Por ser um empreendimento de
alto investimento, o empreendedor deve considerar relevante a
necessidade de instalação de sistema de alarmes e
câmeras, bem como a possibilidade de contratação de seguro para os
equipamentos e estoque, considerando os riscos
pertinentes ao local em que a loja está instalada.
Quanto precisa para abrir uma loja de Instrumentos musicais
Considerando uma Loja de Instrumentos Musicais instalada numa área de
40m², é necessário um investimento inicial estimado em aproximadamente em R$ 71.060,00 (setenta e um mil e
sessenta reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens: - Reforma do local e Mobiliário: R$ 10.000,00 -
Aluguel: R$ 600,00 - Estoque: R$ 40.000,00 - Divulgação: R$ 3.000,00 - Equipamentos: R$ 10.000,00 - Taxas e
Impostos: R$ 1.000,00 - Capital de giro: R$ 6.460,00 As informações aqui prestadas não servem como referência, são
apenas exemplos. Os valores variam conforme o estado que o empreendimento estiver localizado, quantidade de
produtos oferecidos, tipo de produtos oferecidos, demanda local pelo produto e etc.
Como Diferenciar sua loja de instrumentos musicais das outras Lojas.
Ao oferecer um atendimento de qualidade, a empresa
cria um diferencial, constrói um
relacionamento de confiança e torna inconveniente a migração do cliente para um concorrente. Outra possibilidade para
agregar valor está na prestação de pequenos serviços, como por exemplo, troca de encordoamento, afinação de instrumentos.
A importância de Divulgar sua loja e os tipos de divulgações para sua loja.
A divulgação é
um importante instrumento para tornar a empresa e seus produtos conhecidos
pelos clientes
potenciais. O objetivo da divulgação é construir uma imagem positiva frente aos
clientes e tornar
conhecidas suas
promoções. A divulgação pode ser feita utilizando os mais variados meios de
comunicação como: -Mala
Direta; -Telemarketing;
-Mídia especializada: Rádio, TV, Jornais e Revistas, Placas e Outdoors,
Panfletos; A mídia
mais adequada é
aquela que tem linguagem adequada ao público-alvo, se enquadra no orçamento do
empresário e
tem maior
penetração e credibilidade junto ao cliente. Além da propaganda, existem outras
formas de divulgação dos
produtos de uma
Loja de Instrumentos Musicais, dentre elas pode-se citar: - Elaborar um site
com apresentação
atraente, com
alguns produtos e curiosidades sobre a empresa e seu funcionamento pode atrair
clientes que estejam
procurando
novidades na rede mundial de computadores. - Incentivar a propaganda boca a
boca; - Enviar e-mails
para clientes
cadastrados com dicas e sugestões de produtos, novidades tecnológicas e
promoções; -Distribuir folhetos
em escolas de
música e centros de informação cultural. Todas as formas de divulgação apresentadas
são importantes para divulgação da Loja de Instrumentos Musicais, e terão o
resultado potencializado se o empresário investir no bom atendimento e na
qualidade dos produtos.
Como chamar atenção do consumidor
1.
Dedicam-se de corpo e alma ao seu negócio, pois gostam do que fazem e são
conscientes de que o sucesso é consequência de muito trabalho e sacrifício.
2.
Não param no tempo achando que já sabem tudo. Pelo Contrário, procuram aprender
constantemente.
3.
Agem proativamente, não ficando à espera de clientes, os quais não surgem por
acaso.
4.
Dão bastante atenção à vitrine, renovando-a constantemente, passando ao cliente
uma mensagem positiva e convidativa, mostrando o que ele irá encontrar no
interior da loja.
Dicas para atrair clientes
1. Chamariz
‘Promova ações de relacionamento, de entretenimento, faça eventos
temáticos, chame o cliente para dentro da loja’.
2. Abaixo a Ostentação
O uso de materiais sustentáveis e de custo relativamente baixo é
muito bem-vindo neste momento.
3. O humor sempre vence
Uma Proposta de marketing bem-humorada, no mínimo, chama a atenção.
Ainda mais quando o mundo vive em um momento de grande instabilidade. ”Nada
mais atual do que levantar o astral do consumidor”.
4. Comunicação direta
A loja deve usar a linguagem e os ícones de identificação dos produtos
e setores de acordo com o perfil dos clientes que atende.
5. Lugar Incomum
Uma forma de realçar o caráter de novidade de uma loja é mudar a
posição dos produtos mais de uma vez na semana.
6. Promoção Inteligente
Na ponta de estoque da grife de calçados infantis Oza boza, as
ofertas mudam de perfil e cada semana. ”Praticamos preço único, ora para uma
linha de modelos, ora para uma determinada cor, ou ainda damos descontos para
calçados fora da estação”.
7. Atendimento Flexível
Demonstre o quanto você está disposto a servir ao cliente e a
atender às suas expectativas e necessidades.
8. No Mesmo Barco
Faça parcerias com seus fornecedores. A iniciativa permitirá
oferecer ao consumidor produtos e serviços mais em conta.
9. Senso de Urgência
O consumidor precisa ter a certeza de que o momento de compra é
aquele e que, se deixar para amanhã, perderá uma boa Oportunidade.