Aqui estão Os Fatores Chave De
Sucesso Nos Negócios - os 5Rs-, uma ferramenta revolucionária que ajuda você, e
sua empresa, a:
- obter e manter clientes, e a
- fazer negócios, mais negócios e melhores negócios:
1
|
Relevância
|
Informação:
|
Encontrar os produtos e serviços que o cliente
quer.
|
Ação:
|
Ser uma fonte de benefícios e soluções para o
cliente.
|
2
|
Reconhecimento
|
Informação:
|
Ser único ou diferente para o cliente.
|
Ação:
|
Produzir um serviço ou produto
com características que levem o cliente a comprar de você e não dos concorrentes. |
3
|
Receptividade
|
Informação:
|
Pesquisar onde encontrar o seu
cliente.
|
Ação:
|
Gerar aproximação física com o
seu cliente.
|
4
|
Responsividade
|
Informação:
|
Fazer
contato comercial com o seu cliente.
|
Ação:
|
Gerar a resposta do seu c liente sob a forma da primeira compra. |
5
|
Relacionamento
|
|
|||||
O marketing evolui, como todos os outros aspectos do conhecimento humano, saindo da oferta - o que o se faz - e chegando à demanda - o que o cliente quer.
Com isto queremos dizer que "antigamente" o marketing cuidava
de como se vender ao mercado, o que se produzia. Essa era a época dos 4 Ps -
produto, preço, praça e promoção -; onde convém notar o foco interno no
produto, no que se produz, o foco na oferta.
Hoje, nesta era digital, da velocidade da transmissão de informações, chegamos
à necessária e previsível era da demanda (você tem que conhecer o que o mercado
quer, necessita ou deseja e, então, produzir o que esse mercado demanda),
chegamos à inovação dOs Fatores Chave De Sucesso: Os 5Rs.
Com os 5Rs, O SEU MARKETING, o marketing
que você pratica, volta-se, por concepção, para o seu cliente, para a demanda
que o mercado, ou parte deste, quer, deseja, busca ou necessita.
Com os 5Rs VOCÊ pensa cliente desde a
concepção do seu negócio ou implanta a mudança em seu negócio com a visão do
seu cliente ou do seu mercado alvo.
VOCÊ pode utilizar esta ferramenta poderosa na concepção do seu negócio, para
"pensar cliente", para "pensar demanda", para ... VOCÊ
obter SUCESSO!
OS FATORES CHAVE DE
SUCESSO
Os Fatores Chave De Sucesso para a obtenção e manutenção de mais e
melhores clientes, para você fazer negócios, mais negócios e melhores negócios
são os 5Rs. Para sua empresa é necessário
cuidar de cada um desses fatores para poder obter o sucesso.
Há dois, dentre esses cinco, que são críticos, não dá para pensar nos outros sem antes ter trabalhado exaustivamente neles. Eu os intitulo de FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO.
OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
A Relevância e o Reconhecimento são críticos para a obtenção e manutenção de
clientes!
É obrigatório você encontrar o serviço que os clientes procuram e desejam, e colocar nesses serviços o diferencial que fará com que esses mesmos clientes procurem você, e não um dos seus concorrentes.
Estes dois fatores, a Relevância e o , precisam ser projetados e gerenciados, ao longo do tempo, uma vez que os concorrentes podem e devem copiar o que faz você ganhar clientes, e o diferencial, então, desaparece, podendo levar junto os clientes que você obteve
O gráfico acima - Matriz dos 2Rs Fatores Críticos de Sucesso - mostra a razão da necessidade da atenção constante sobre o par Relevância e o Reconhecimento.
Somente no quadrante azul é que você está em na posição de competição no mercado - momentânea - que pode levar você, ou sua empresa, ao sucesso. Com isto eu estou dizendo que esta condição é necessária, sem esta condição você não entra no jogo, a sua empresa somente sobrevive.
Por este motivo é que a Relevância e o Reconhecimento são os FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO.Com eles a sua empresa pode começar a competir no mercado, sem eles não há como competir.
Os 5Rs ajudam você no posicionamento da sua empresa de forma a ela tornar-se conhecida, inspirar confiança e dar segurança aos seus clientes potenciais: aqueles no mercado que necessitam dos seus produtos e serviços. Essas são condições básicas para facilitar a compra por parte dos seus clientes.Os 5Rs, com sua visão sistêmica e abrangente, são por concepção, voltados para o mercado, voltado para a demanda. Compare!
Que tipos de ações levam uma empresa à falência
Seguem as
devidas orientações:
- Um dos
erros mais comuns, e também mais sérios, é o de confundir gastos pessoais com
gastos da empresa. O patrimônio da empresa não deve ser misturado ao patrimônio
dos donos.
-
Ausência de um plano de negócios compatível à realidade do mercado.
- Investimento
não planejado, ou seja, investir, e fixar metas, sem uma avaliação precisa das
necessidades operacionais.
-
Ausência de controle dos custos, bem como de outros controles internos ligados
à capacidade de gerenciamento de uma empresa, tais como: compras, vendas,
estoques, finanças, contabilidade, recursos humanos, etc.
-
Estabelecer prazos de venda sem levar em conta o capital de giro.
-
Acumular dívidas e utilizar recursos emprestados, a uma alta taxa de juros,
para suportar os gastos da empresa.
- Fazer
vendas a prazo, sem adotar uma análise de crédito criteriosa, como comprovante
de renda ou residência, referências, consultas de crédito, etc.
-
Inexperiência dos sócios no ramo de atividade escolhido para o empreendimento.
-
Remuneração dos sócios incompatível com a situação financeira da empresa.
Estes são
alguns pontos que podem levar uma empresa à falência, porém existem outros.
Ressaltamos,
contudo, a importância da constante capacitação do empresário.